STEM online

Um blogue que aborda as STEM no nosso dia-a-dia.

Diversos

O combate à cárie dentária

Na minha última publicação deixei-vos 3 questões, lembram-se?

Então o que fazer?

Eliminamos as bactérias?

Deixamos de ingerir hidratos de carbono?

Já se efetuaram muitos estudos e trabalhos experimentais para eliminar as referidas bactérias, inclusive a tentativa de criar uma vacina contra a cárie dentária. Infelizmente, até agora e por diversas razões, ainda não obtivemos resultados positivos.

O que fazer, então?

Não sei se sabem, mas as bactérias não atuam isoladamente! Elas trabalham em equipa!

Organizam-se formando uma rede, qualquer coisa parecida com uma teia de aranha microscópica e que adere à superfície dentária. Só assim organizada é que ela funciona, transformando-se naquilo a que chamamos “Placa Bacteriana”.

Então, para ganhar esse combate contra as bactérias, só precisamos impedi-las de atuar destruindo ou, pelo menos, desorganizando a tal rede ou “teia”!

E como?

Com algo que todos temos em casa! Com a nossa escova de dentes!!!

Está comprovado que a escovagem dentária, para além da remoção de restos alimentares e da promoção de um hálito mais fresco e agradável, tem (pela ação física dos filamentos contra a superfície dentária) a capacidade de destruir ou de desorganizar a tal rede, a “Placa Bacteriana”!

A grande vantagem de escovar os dentes é que, depois da escovação, e durante algumas horas, as bactérias vão estar ocupadas a refazer a placa bacteriana e, enquanto isso, não nos vão prejudicar produzindo o tão prejudicial ácido que ataca o esmalte!

Claro que, depois de algum tempo, a placa bacteriana torna a reorganizar-se, mas, se nessa altura voltarmos a atacar as bactérias usando a nossa escova de dentes, voltamos a destruir a placa e as bactérias terão de iniciar tudo de novo e, enquanto isso, o nosso esmalte fica a salvo do ataque!

Como devem ter compreendido, a nossa escova de dentes é a melhor arma que possuímos para combater a cárie dentária e, como bons soldados, precisamos da melhor arma possível, ou seja, da melhor escova de dentes possível, que passa por uma escova que não seja muito dura ou muito mole, mas sim uma escova de dureza média para bem cumprir a sua função.

Compreendem assim porque devemos escovar os dentes duas ou três vezes por dia com intervalo de algumas horas?

É muito simples e é apenas uma questão de hábito!

Para a próxima vamos falar de alimentação, ou seja, dos tais Hidratos de Carbono.

LEAVE A RESPONSE

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights