STEM online

Um blogue que aborda as STEM no nosso dia-a-dia.

Engenharia Tecnologia

A corrosão: uma pedra no sapato de cada aparelho de ar condicionado!

Olá!

Já estamos quase no fim do mês de maio e começa a cheirar a férias! O calor que tem feito nos últimos dias, cada vez mais, nos faz pensar que bom seria estar de férias, passando os dias na praia e retornando, no final dos dias para o quarto, com o ar condicionado ligado para ficar tudo bem fresquinho!

Chato é quando chegamos em casa (ou no quarto do hotel) e ligamos o ar condicionado e ele não liga, por estar avariado…

Assim, vou abordar um problema que pode afetar os aparelhos de ar condicionado, em especial os que ficam próximos do mar, numa praia: Quero abordar o problema da corrosão.

O leitor talvez não saiba, mas, a corrosão é um processo natural que envolve a ocorrência de transformações químicas, que acontecem quando alguns materiais como por exemplo, metais e/ou ligas metálicas entram em contato com outros materiais que facilitam essas transformações, tais como o ar, a água salgada e a humidade.

Na praia, onde o ar é bem húmido pois arrasta junto consigo gotículas de água do mar (que tem sal), os aparelhos de ar condicionado sofrem mais com a corrosão, o que faz com que eles deixem de funcionar bem ou em alguns casos, deixem de funcionar por completo.

Existem, no entanto, formas de combater a corrosão e proteger os aparelhos. Basta que seja colocada uma camada protetora de outra substância sobre as partes metálicas dos aparelhos, como (por exemplo) uma tinta que evita que o metal entre em contato direto com o ar e a água salgada.

Outra forma de evitar esses problemas passa pela utilização de materiais que sejam resistentes à corrosão, como o aço inoxidável. Esse tipo de aço é mais resistente e não se enferruja com facilidade. Assim, os aparelhos de ar condicionado que utilizam aço inoxidável duram mais tempo na praia!

Uma terceira maneira de proteção passa pela utilização da chamada “proteção catódica”. Este método utiliza um material sacrificial, como o zinco, que é colocado encostado ao metal do aparelho. Esse metal sofrerá corrosão mais facilmente do que o metal com o qual o ar condicionado foi construído. Dessa forma, ele sacrifica-se para proteger o aparelho, sendo corroído no lugar dele (num processo semelhante ao de um herói que se coloca na frente de alguém para protegê-lo de um ataque – o zinco age como um herói, protegendo o metal do ar condicionado contra a corrosão).

Claro que nada disso adianta, se os aparelhos de ar condicionado não forem limpos regularmente para remover a sujeira, a água salgada e a areia que se acumulam neles com o tempo e que aceleram o processo de corrosão das partes metálicas dos aparelhos.

Agora que já sabem como cuidar dos seus aparelhos de ar condicionado na praia e evitar que a corrosão estrague a diversão, aproveitem o ar fresquinho e agradável, mesmo pertinho do mar!

LEAVE A RESPONSE

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Professor de Físico-Química.
Verified by MonsterInsights