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Ciência Diversos

A importância das aulas práticas de físico-química

Já estamos quase no final das férias e a saudade começa a apertar dos nossos companheiros de escola! Desta vez, trago uma dúvida que me parece existir entre os alunos de físico-química: Qual é o motivo que justifica a realização de tantas experiências em físico-química?

Para entendermos as razões, começo por dizer que a físico-química é uma disciplina que visa nos ajudar a entender como funciona a natureza e as coisas que usamos no nosso dia a dia, como a luz, o som, a eletricidade, os materiais, as reações químicas e muito mais.

Para aprendermos bem esta disciplina, não basta só estudar os livros e ouvir o professor. Também precisamos de fazer experiências com as nossas próprias mãos, usando materiais e equipamentos que nos permitem observar e testar os fenómenos que estamos a estudar. Estas experiências são chamadas de atividades práticas e/ou experimentais e são muito importantes para o nosso aprendizado.

Essas atividades nos permitem:

  • Pensar como cientistas, fazendo perguntas, imaginando respostas, experimentando coisas diferentes, medindo resultados e tirando conclusões. Assim, aprendemos a pensar por nós mesmos, a sermos mais independentes e a termos uma atitude curiosa e crítica perante o que vemos.
  • Entender melhor os fenómenos naturais e tecnológicos, ligando-os com as coisas que vivemos no nosso dia a dia, com o ambiente e com a sociedade. Assim, percebemos para que serve a físico-química e como ela pode nos ajudar a explicar e resolver problemas que encontramos na nossa vida, bem como a cuidar melhor do nosso planeta.
  • Gostar mais da ciência e da tecnologia, ficando mais interessados, motivados e divertidos com o que aprendemos. Assim, desenvolvemos uma atitude mais positiva e entusiasmada em relação à físico-química, que pode influenciar as nossas escolhas futuras de estudo ou de trabalho.
  • Desenvolver habilidades importantes para o nosso sucesso na escola e na vida, aplicando o que aprendemos em situações novas ou desafiantes. Assim, desenvolvemos capacidades como observar com atenção, planear e fazer experiências, registar e interpretar resultados, comunicar de forma clara e eficaz e resolver problemas complexos.

Estas habilidades nos permitem desenvolver as nossas capacidades de pensar, sentir e conviver com os outros, bem como adquirir uma cultura científica que nos permite entender melhor o mundo em que vivemos e participar ativamente na sua mudança.

A importância das atividades práticas/experimentais está reconhecida na legislação que define o que devemos aprender na disciplina de físico-química em Portugal. De acordo com essa legislação, as atividades práticas e/ou experimentais devem fazer parte do nosso processo de aprendizagem como uma forma de promover as competências que precisamos para sermos bons alunos e bons cidadãos.

Além disso, os programas da disciplina de físico-química do 7º ao 9º ano e do 10º ao 11º ano dizem que uma parte das nossas aulas deve ser dedicada à realização de atividades práticas/laboratoriais que nos permitem explorar os conteúdos que estamos a estudar através da prática ou experimentação.

Por estas razões, as atividades práticas/experimentais são tão necessárias para o nosso aprendizado na disciplina de físico-química do 7º ao 9º ano em Portugal.

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Professor de Físico-Química.
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