O aquecimento global ocorre como se a Terra estivesse a ficar com febre, e isso não é bom para nós ou para o nosso planeta.
Sabes quando deixas um carro ao sol e quando voltas está super quente lá dentro?
Isso acontece porque os raios do sol entram pelas janelas, aquecem com a sua energia (calor) o ambiente e depois, como os vidros estão fechados, a temperatura acaba por aumentar… Algo semelhante está a acontecer com o nosso planeta. Estamos a colocar gases na atmosfera, principalmente ao queimar coisas como carvão ou petróleo para energia, e esses gases estão a fazer com que o calor fique preso, tal e qual o vidro fechado dentro dos carros.
O aumento da temperatura está a causar todo o tipo de problemas. Por exemplo, os polos estão a derreter, o que faz com que o nível do mar suba…
Imagina viver numa cidade perto do mar e um dia acordares para descobrir que a tua rua está debaixo de água e que terias de arranjar um barco para ir na esquina… Caricato, não?
Além disso, está a ficar mais quente, e isso significa mais ondas de calor e mais secas. Isso pode tornar mais difícil para os agricultores cultivarem alimentos, o que aumentará o seu preço (podendo provocar fome generalizada)… Além disso, as ondas de calor poderão gerar como consequência tempestades fortes e inundações, cujos efeitos poderão ser terríveis.
E não são apenas as pessoas que estão a ser afetadas. Os animais e as plantas também revelam dificuldades em lidar com estas mudanças e como consequência, algumas espécies de plantas e de animais tendem a desaparecer.
No entanto, neste momento ainda é possível fazer algo sobre o assunto. Podemos usar a energia de forma mais racional, evitando desperdícios. Os governos dos diversos países que formam o nosso planeta podem escolher utilizar fontes de energia menos poluentes, substituindo o petróleo (quando possível), por exemplo, pelo sol ou pelo vento. E podemos plantar mais árvores (em vez de as queimar, como parece ter virado moda nos meses de verão), porque as árvores absorvem o dióxido de carbono da atmosfera, um dos gases que mais favorecem o aparecimento do aquecimento global, e ao mesmo tempo, produzem oxigénio, que respiramos.
Segundo o site Climate.gov, de 1980 para cá, a temperatura média da Terra aumentou quase 0.08° Celsius em cada dez anos. E o ano passado, 2022, foi um dos anos mais quentes já registrados.
É importante agirmos com rapidez e começarmos a fazer mudanças agora. É importante que percebamos que se não fizermos nada, em breve, teremos problemas muito sérios!
Tu também podes ajudar o nosso planeta! Mesmo as pequenas coisas que fazemos podem fazer uma grande diferença, pois é com os nossos exemplos que as outras pessoas aprendem!
Por isso, meu caro leitor, não gastes energia a toa! Apaga a luz quando não estiveres no quarto, fecha a torneira da água quando não estiveres a lavar as mãos ou a tomar banho, anda a pé ou de transportes públicos em vez de andar de carro… Dessa forma, poupas energia! Dessa forma, reduzes a quantidade de dióxido de carbono produzida! Desta forma, reduzes o aquecimento global!