STEM online

Um blogue que aborda as STEM no nosso dia-a-dia.

Ciência Diversos Tecnologia

Quem foi o “Leonardo”?

O Leonardo sobre quem falo é o Leonardo da Vinci!

O “Leo” (Leonardo da Vinci) foi um dos maiores gênios da humanidade, que se destacou em diversas áreas do conhecimento, como arte, ciência, engenharia, arquitetura e anatomia. Sua vida e obra são fontes de admiração e inspiração para muitas pessoas até hoje. Neste texto, vou abordar alguns aspetos do seu caráter, dos seus inventos e das suas obras artísticas.

Leonardo nasceu em 1452, na pequena aldeia de Vinci, perto de Florença, na Itália. Era filho ilegítimo de um notário e de uma camponesa, e recebeu uma educação básica. Desde cedo, demonstrou uma curiosidade insaciável pelo mundo natural e uma grande habilidade para o desenho e a pintura. Aos 16 anos, foi levado para Florença, onde se tornou aprendiz do renomado artista Andrea del Verrocchio. Foi nessa oficina que Leonardo iniciou sua carreira artística e teve contato com outros mestres da Renascença, como Botticelli e Ghirlandaio.

Um dos maiores pintores de todos os tempos, o “Leo” criou obras-primas que se tornaram ícones da arte ocidental. Entre suas pinturas mais famosas estão a “Mona Lisa” (ou “La Gioconda“), um retrato enigmático de uma mulher com um sorriso sutil; A “Última Ceia“, uma representação dramática do momento em que Jesus anuncia a traição de Judas; A “Virgem das Rochas“, uma composição harmoniosa de quatro figuras em uma paisagem rochosa; A “Anunciação“, uma cena bíblica em que o anjo Gabriel comunica a Maria que ela será a mãe do Messias; e “São João Batista“, um retrato místico do precursor de Cristo.

Leonardo desenvolveu um estilo próprio e original de pintura, que se caracteriza pelo uso do claro-escuro (contraste entre luz e sombra) e do “sfumato” (efeito de neblina ou fumaça que suaviza os contornos, gerando um “degradê“). Ele também se preocupava com a perspetiva linear (representação da profundidade através de linhas convergentes) e aérea (representação da atmosfera através das cores). Suas pinturas revelam a profunda compreensão que este artista possuía da anatomia humana, da psicologia das expressões faciais e da beleza ideal. Suas obras são admiradas pela sua técnica refinada, pela sua riqueza de detalhes e pela sua força expressiva.

Leonardo era um homem de personalidade complexa e multifacetada. Era ambicioso, perfeccionista, criativo, inovador, observador, analítico, crítico e visionário. Também era gentil, generoso, cortês, pacífico e amante dos animais. Tinha uma mente aberta e questionadora, que não se conformava com as convenções e os dogmas da sua época. Buscava sempre o conhecimento através da experiência direta e do raciocínio lógico. Era um autodidata que aprendia constantemente sobre os mais variados assuntos, desde a anatomia humana até a mecânica dos voos dos pássaros.

Além de artista de renome, Leonardo foi um inventor prolífico, que concebeu ideias muito à frente do seu tempo. Em seus cadernos de anotações, que contêm milhares de páginas de desenhos e textos escritos em espelho (da direita para a esquerda), ele registrou projetos de sua autoria de máquinas voadoras, de armas de guerra, de sistemas hidráulicos, de instrumentos musicais, de relógios, de calculadoras (mecânicas) e até mesmo um projeto de um protótipo de helicóptero.

Como é óbvio, muitas dessas invenções nunca foram construídas ou testadas por Leonardo, mas a grande maioria serviu de inspiração para futuros inventores e engenheiros.

Quando ele morreu, em 1519, tinha apenas 67 anos. Desde a sua morte tem sido reconhecido como um gênio universal, que transcendeu as limitações do seu tempo e contribuiu para o avanço da humanidade.

LEAVE A RESPONSE

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Professor de Físico-Química.
Verified by MonsterInsights