A matemática está presente em muitos aspetos de nossas vidas, incluindo nos jogos de tabuleiro.
Hoje, vamos explorar a importância da matemática no xadrez, um dos jogos de tabuleiro mais populares do mundo.
Este jogo não possui a sua origem exata do xadrez determinada, mas acredita-se que tenha surgido na Índia por volta do século VI e é suposto que seja uma evolução de um outro jogo, chamado chaturanga, de caráter militar e que simulava uma batalha entre dois exércitos.
O xadrez chegou à Europa no século VIII e rapidamente se tornou popular. As regras do jogo foram gradualmente modificadas ao longo dos séculos, até chegar à forma atual, que é praticada em todo o mundo.
Neste jogo, que é disputado por duas pessoas, cada jogador possui dezasseis peças. Estas ocupam uma posição específica no tabuleiro no início da partida e cada peça é movida de acordo com regras específicas. Assim, cada jogador possui oito peões, duas torres, dois cavalos, dois bispos (um que se movimenta pelas casas brancas e outro que se movimenta pelas casas pretas), uma rainha e um rei e o jogo é perdido quando o jogador adversário consegue capturar o nosso rei.
A complexidade deste jogo, que é muito estratégico, envolve a movimentação destas peças no tabuleiro de forma a capturar o rei adversário.
Para isso, os jogadores necessitam respeitar os critérios de movimentação de cada peça, nos seguintes termos: Os peões podem mover-se uma casa para frente (ou duas casas para frente no primeiro movimento). Os peões também podem capturar peças inimigas que estejam numa casa diagonalmente à sua frente, ocupando o lugar da peça capturada. Os cavalos podem saltar outras peças, pois se movem em forma de L, podendo mover-se duas casas em uma direção e uma casa na outra direção. Já os bispos se movem apenas diagonalmente, qualquer número de casas. As torres se movem horizontalmente ou verticalmente, qualquer número de casas. No entanto, os bispos e as torres não podem saltar peças. A rainha possui o movimento combinado das torres e dos bispos e o rei se move em todas as direções como a rainha, mas apenas se desloca uma casa.
Uma vez que as peças não são iguais entre si, algumas são mais úteis e acrescentam maior valor ao jogo de cada jogador, pelo que, o xadrez é antes de mais nada, um jogo de estratégia, que requer planejamento e raciocínio lógico na defesa das suas peças e no ataque ao jogo do adversário, no qual os seus jogadores podem e devem usar a matemática para prever os movimentos do adversário e planear seus próprios movimentos.
Assim, você pode usar a matemática para determinar a melhor posição para realizar jogadas que permitam proteger suas peças e atacar as peças do adversário da forma mais eficaz possível. Além disso, você pode usar a matemática para calcular a probabilidade de a peça movimentada na sua jogada ser capturada pelo adversário e ainda para determinar as hipóteses que tem de ganhar o jogo depois dessa jogada, pois como é óbvio, se um jogador possuir mais peças no tabuleiro do que o seu adversário, ele terá uma maior probabilidade de ganhar o jogo.
Refira-se a titulo de curiosidade que a dependência do xadrez em relação à matemática possibilitou o desenvolvimento de computadores que podem jogar xadrez em um nível igual ou superior ao dos humanos, sendo disso exemplo o computador da IBM, Deep Blue, que derrotou o campeão mundial de xadrez, Garry Kasparov em 1997.
A matemática é uma ferramenta poderosa que pode ser usada em muitos aspetos de nossas vidas, incluindo os jogos de tabuleiro. Da próxima vez que estiver a jogar xadrez, pense em como a matemática poderá ser usada para ajudá-lo a ganhar o jogo.