O meu caro leitor já viu numa estrada o símbolo desenhado a imagem que ilustra este nosso “post”?
De acordo com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes, a imagem em questão alerta para a necessidade de os senhores condutores manterem a chamada “distância de segurança” relativamente ao veículo que está à sua frente.
Aliás, em nosso país, o Código da Estrada (CE) impõe a cada condutor, a obrigatoriedade de manter uma distância suficiente em relação ao veículo da frente para, em caso de travagem brusca, seja possível travar o veículo sem provocar acidente.
Podemos dizer que a distância de segurança (dS) é a distância mínima que dois veículos devem manter entre si para que, no caso de travagem brusca, não colidam. Nestes termos, a distância de segurança corresponde à soma da distância de reação (percorrida pelo veículo durante o intervalo de tempo que separa o instante em que o condutor se apercebe do obstáculo até a ocasião em que começa a travar) com a distância de travagem (percorrida pelo veículo desde quando o condutor começou a travar, até ao final do movimento do veículo).
O Código da Estrada não refere o valor da dS, no entanto. A única exceção discriminada aborda o caso específico de veículos que circulam em marcha lenta fora das localidades, referindo que estes devem manter 50 metros de distância entre eles e o veículo à sua frente. Em todos os demais casos, o Código não apresenta valores.
Assim, para conhecermos os valores de dS para todas as outras situações, precisamos fazer contas, partindo do facto conhecido de que a distância de segurança é igual à soma das distâncias de reação e de travagem.
Ora, como sabemos, a distância de reação é a distância percorrida pelo veículo desde o momento em que o condutor percebe um perigo até o momento em que ele inicia a travagem. Acontece que o tempo de reação médio de um condutor (em bom estado de saúde, acordado, atento e lúcido) é de cerca de 1 segundo. Isso significa que, se um veículo estiver a circular a 100 km/h, a distância de reação será de aproximadamente 30 metros.
Já a distância de travagem é a distância percorrida pelo veículo desde o momento em que o condutor inicia a travagem até o momento em que ele fica imóvel. Ela é influenciada por vários fatores, como a velocidade do veículo, o estado dos pneus, o coeficiente de atrito entre o pneu e a estrada e a carga do veículo.
Para manter uma distância de segurança adequada, é importante que o condutor esteja atento à estrada e mantenha uma velocidade segura. Além disso, é importante manter os pneus em bom estado e respeitar as condições da estrada (variável por questões diversas, tais como, condições de traçado da estrada, de material utilizado sobre o piso onde rodam os veículos e de condições meteorológicas, entre outras).
Para simplificar as coisas, alguns condutores utilizam uma regra útil para calcular a distância de segurança, que passa pela escolha pelo condutor de um ponto de referência (como por exemplo, uma placa de sinalização. Após o veículo da frente passar por esse ponto, deve ser iniciada uma contagem de tempo. Se o condutor passar pelo mesmo ponto que o veículo da frente passou antes de atingir três segundos, deve então travar para aumentar a distância. As exceções para esta regra ocorrem quando ocorrerem situações em que exista falta de visibilidade (por exemplo, se circular com chuva ou nevoeiro). Neste caso, o tempo que medeia a passagem dos veículos pelo ponto de referência deve aumentar de três para quatro ou cinco segundos, conforme a gravidade das situações em causa.