Olá, pessoal!
Hoje vamos abordar um assunto importante: o impacto da indústria no nosso ambiente!
Como deves saber, a indústria é responsável por muitos dos produtos que usamos no nosso dia a dia, tais como plásticos, medicamentos, tintas e até mesmo alimentos processados.
O problema é que essa atividade também tem tido consequências ruins para o meio ambiente e uma das principais, é a emissão de gases poluentes, tais como o dióxido de enxofre e os óxidos de nitrogênio, que contribuem para a poluição do ar e o aquecimento global.
Outra grande consequência ruim está relacionada com a contaminação de solos e rios. Os efluentes químicos derivados dos processos industriais usados, podem infiltrar-se no solo e atingir os rios, causando sérios problemas. Metais pesados, solventes e produtos químicos orgânicos são alguns dos principais vilões que diariamente atacam o nosso planeta…
Está na mão da indústria combater esses problemas, investindo em tecnologias mais limpas, investindo no uso de fontes de energia renovável, realizando tratamentos adequados aos seus efluentes antes deles serem liberados no ambiente e promovendo práticas sustentáveis de manejo de resíduos.
A evolução tecnológica, entretanto, tem permitido encontrar algumas soluções para esses problemas: A chamada “química verde”, por exemplo, constitui uma espécie de movimento que incentiva a utilização de uma série de processos que visam gerar produtos de forma mais limpa e segura e que dessa forma, procuram minimizar o uso de substâncias tóxicas e gerar menos resíduos. Essa abordagem, que defende uma seleção criteriosa de matérias primas e de processos químicos nos quais, a utilização de substâncias perigosas é reduzida ou eliminada, permite que as atividades da indústria causem menos danos ao meio ambiente e à saúde humana.
A evolução também nos trouxe soluções avançadas, tais como a nanotecnologia, que usa materiais minúsculos para criar produtos inovadores e não raro, menos poluentes. Imaginem coisas tão pequenas que nem podemos ver, mas que podem ser usadas para criar coisas incríveis e menos prejudiciais ao meio ambiente…
Como é óbvio, a relação entre os custos e os benefícios dessas soluções, é um dos fatores mais importantes a ter em conta, uma vez que a utilização de novas tecnologias sai sempre muito caro, pois antes de usarmos qualquer tecnologia, temos de conhecer os seus “prós” e os seus “contras” e, para isso, é preciso muito investimento em estudos. No entanto, quando a tecnologia estudada prova ser mais limpa e amiga do ambiente, os benefícios ambientais fornecidos pelo uso dessa tecnologia podem compensar e até superar os seus custos a longo prazo.
Entretanto, nós não podemos ficar a espera que sejam só os outros a defender o nosso meio-ambiente! Nós podemos ajudar, e muito, adotando como estratégia principal a redução do nosso consumo de bens e materiais ao mínimo necessário, evitando assim as sobras ou os desperdícios. Dessa forma, enquanto mantemos a satisfação das nossas necessidades, diminuímos a produção de lixo e de outros resíduos e incentivamos a indústria a reduzir na aquisição de matérias-primas e a consumir menos produtos químicos. Também podemos reciclar e reutilizar produtos, dar um novo destino para as coisas que já não usamos e ainda apoiar empresas sustentáveis, que se preocupam com o meio ambiente.
Juntos, podemos fazer a diferença e proteger o nosso planeta para as futuras gerações! Vamos nessa, ou será que tu não te importas com o teu futuro?!