STEM online

Um blogue que aborda as STEM no nosso dia-a-dia.

Ciência Tecnologia

ORTODONTIA (ou seja, “usar aparelho”)

Esta é uma área da Medicina Dentária que desperta sempre interesse pois é vulgarmente associada à estética e tem tido uma grande evolução ao longo do tempo.

Em termos históricos, encontramos na Antiguidade Grega e também no Império Romano os primeiros pensamentos e propostas sobre o normal alinhamento dentário.

Depois de um largo período e principalmente na Idade Média pouco se terá avançado e só no Século XVIII se retoma o interesse nesta área.

No Século XIX o estudo e primeiras experiências avançaram mas foi no Século XX, principalmente a partir de 1950, que as primeiras correções dentárias começaram a ser feitas com mais vulgaridade.

Até aos anos 70, 80, utilizavam-se essencialmente aparelhos removíveis e já aparelhos fixos, estes muito complexos e inestéticos.

As desvantagens são, nos removíveis, o facto de o seu sucesso se dever ao uso correto por parte do paciente, que frequentemente se esquece de os colocar no dia a dia, e a necessidade de frequentes visitas ao Dentista para os ir “ajustando”. A vantagem é serem os mais económicos.

As desvantagens, nos fixos, são uma estética prejudicada e algum incomodo que o seu uso muitas vezes implica. A vantagem é que o uso não depende do paciente pois é o Ortodontista que os coloca e retira. São mais dispendiosos do que os removíveis.

Nos últimos anos foram-se desenvolvendo e vulgarizando os chamados “alinhadores dentários”. As vantagens são estéticas pois são praticamente transparentes, e também o menor número de consultas necessárias durante o tratamento. As desvantagens são o facto de serem colocados e retirados pelo paciente como nos anteriormente referidos “removíveis” e o seu custo ser mais elevado.

Para a próxima, falarei sobre a necessidade ou não de uma correção ortodôntica.

Até lá

LEAVE A RESPONSE

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.