Missão do nosso site
A nossa missão assenta na melhoria contínua das respostas educativas e formativas, tornando possível a transmissão para todas as crianças e adolescentes a partir dos 10 anos de idade, de conhecimentos e competências na área das STEM.
Para isso, pretendemos criar e fomentar sinergias envolvendo diversos atores sociais (como profissionais liberais, profissionais de instituições de utilidade pública e/ou empresas) para a transmissão dos conhecimentos (de uma forma simples e descomplicada), direcionados para o público-alvo referido.
Visão
A evolução sofrida pela nossa sociedade no último século demonstrou um aumento exponencial das necessidades cognitivas dos nossos cidadãos. Necessidades que pouco estão relacionadas com o saber enciclopédico que antes era tão valorizado, mas sim com os saberes que acrescentam competências aos cidadãos e lhes dão capacidades de resolução de problemas, sendo estas capacidades cada vez mais fundamentais no mundo contemporâneo.
Com a melhoria da tecnologia e do “Big Data”, cada vez mais é menos necessário que os cidadãos tenham conhecimentos que não utilizam frequentemente (pois em caso de necessidade, poderão encontrar a informação desejada rapidamente), mas em contrapartida, é cada vez mais necessário o domínio de áreas que os ensinam a pensar de forma lógica, mas criativa, de forma a poderem fazer face aos problemas de hoje (que são conhecidos) e, mais importante que isso, para poderem fazer face aos problemas do amanhã (que por não serem ainda conhecidos, não possuem ainda respostas).
Assim, interessa a formação dos cidadãos em áreas como as STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), pois estas áreas proporcionam competências para o aproveitamento da Tecnologia atual para encontrar a resolução dos problemas já conhecidos, ao mesmo tempo que proporcionam a formação e desenvolvem as capacidades de raciocínio criativo e de pesquisa para a resolução dos problemas futuros.
Como é óbvio, os problemas do amanhã ainda não são conhecidos, pois ainda não surgiram e não nos é possível adivinhar quais eles serão. Assim, é necessário formar os cidadãos que passarão por esses problemas para que estes, quando for necessário, tenham os conhecimentos e as competências necessárias para a resolução dos mesmos.
Valores
Estes serão os valores privilegiados no nosso projeto:
- Cidadania – associada ao exercício dos direitos e deveres civis, políticos, pessoais, sociais e profissionais.
- Equidade – associada à aplicação de regras e adaptação das mesmas a situações concretas, tendo sempre presentes os pressupostos da justiça e da igualdade.
- Justiça – associada à conformidade com o bom senso, a conveniência, a razão, a razoabilidade e a verdade.
- Solidariedade – associada à união de interesses, de propósitos, à ajuda e entreajuda, ao princípio de que fazemos parte de uma comunidade que trabalha e age para um bem comum.
- Liberdade – associada ao pensamento, à ação, à intervenção, à participação, sem prejudicar ou “ferir” o outro.