A carregar agora

Efeito estufa

Efeito estufa

Olá a todos!

As férias de verão já chegaram e aposto que andam a aproveitar a praia, o sol e a diversão. Afinal de contas, nestes tempos de calor, quem é que não gosta de um bom dia de praia, não é?

Mas já repararam no que acontece quando os vossos pais estacionam o carro ao sol durante algum tempo? Quando voltamos, é como entrar num forno, de tão quente que fica lá dentro!

Sabem por que é que isso acontece?

É um fenómeno que se chama efeito estufa, que acontece nos nossos carros e no nosso planeta! O nome pode parecer complicado, mas o que realmente está a acontecer, é muito fácil de entender!

Imaginem o carro como se fosse uma pequena caixa de vidro. O sol envia os seus raios e estes entram facilmente no carro através das janelas. Esta energia do sol aquece tudo lá dentro: os bancos, o volante, o tablier, tudo. O problema é que o calor que se forma dentro do carro depois não consegue sair com a mesma facilidade. As janelas, que deixaram o sol entrar, não deixam o calor escapar para fora tão depressa. É como se a energia do sol entrasse, batesse nas superfícies e se transformasse em calor, ficando esse calor lá “preso”, tal como acontece numa estufa onde se cultivam plantas.

É por isso que o carro vai aquecendo, aquecendo. Vira um autêntico forno num instante!

O pior é que este mesmo efeito acontece no nosso planeta Terra!

Sim, a Terra tem a sua própria cobertura feita de gases na atmosfera, que tal como o vidro, funciona como um cobertor gigante. Estes gases deixam a luz do sol entrar e aquecer a superfície da Terra. Depois, a Terra tenta libertar esse calor de volta para o espaço, mas uma parte dele fica “presa” por esses gases, mantendo o calor no nosso planeta. Esse efeito estufa foi e continua a ser necessário e essencial para que haja vida no nosso planeta, pois sem ele, a Terra provavelmente seria um autêntico bloco congelado e ninguém conseguiria cá viver!

O grande problema é que os resíduos das atividades que os humanos fazem, tais como a utilização descontrolada de muitos veículos que emitem gás carbónico e o funcionamento sem controlo das fábricas, têm libertado uma quantidade extra de gases que provocam o efeito estufa para a atmosfera. Isto tem funcionado como se estivéssemos a pôr cada vez mais cobertores na Terra, o que faz com que o calor fique cada vez mais preso e a temperatura global suba.

Este aquecimento extra do planeta é o que chamamos de aquecimento global e tem causado grandes mudanças no clima do nosso planeta.

Então, voltando aos nossos carros, o que é que podemos fazer para evitar que o carro se transforme num “forno”?

Sabem aqueles painéis espelhados que se colocam no interior do para-brisas do carro? Eles funcionam como escudos! Por um lado, como são opacos, impedem que os raios de sol penetrem e por outro, como são espelhados, refletem os raios do sol para fora do carro, o que impede que os bancos, o volante, o tablier e todo o interior do carro aqueça tanto, deixando o carro mais fresco. Se for seguro, e se os vossos pais deixarem, abrir um pouco as janelas antes de entrar no carro ajuda bastante a que o ar quente saia e o ar fresco entre.

Mas a melhor dica de todas, entretanto, é sempre que possível procurarem um sítio com sombra para estacionar o carro. Uma árvore grande pode ser a melhor amiga do carro num dia de sol intenso!

Evitar que o efeito estufa afete tanto o nosso planeta, é um problema mais complicado, pois as causas não dependem só de nós…

No entanto, isso não significa que não podemos fazer nada! É uma questão de inteligência sempre que pudermos, fazermos os nossos percursos a pé, de bicicleta ou usando os transportes públicos. Além disso, devemos combater as causas de incêndios e preservar tanto quanto possível as nossas árvores, pois elas são umas verdadeiras super-heroínas! Elas absorvem o dióxido de carbono (que é um dos gases de efeito estufa) e libertam oxigénio, que é o que precisamos para respirar. Assim, plantar árvores e cuidar da natureza ajuda muito, mesmo muito, o nosso planeta.

Share this content:

Total de visitas: 2451