O teu smartphone: de tijolo a super-herói tecnológico (e o que é que a engenharia tem a ver com isso?)
Olá!
Preparados para uma dose de realidade?
Então, parem de espiar o TikTok por um segundo e prestem atenção ao vosso telemóvel. Como? O que é telemóvel?
É essa caixinha que tens na mão! Como? Não sabias? Pensavas que era um “smartphone”?!!!
No início, quando as pessoas não estavam juntas no mesmo lugar e queriam falar umas com as outras, precisavam de usar telefones comuns, que normalmente estavam presos por fios, o que significava que só podias falar se estivesses em casa ou num telefone público.
Depois, na década de 1990, apareceram os telemóveis comuns em Portugal, que permitiam que pudéssemos falar com outras pessoas em qualquer lado, sem fios! Esses telemóveis levaram as pessoas à loucura, apesar de serem simples e só fazerem chamadas e enviarem mensagens curtas (SMS). Apesar de alguns serem realmente muito grandes e pesados e parecerem verdadeiros tijolos, era um luxo poder ser dono de um e ser livre para contatar e ser contatado em qualquer lugar!
Com o passar do tempo e a melhoria da tecnologia, o telemóvel transformou-se ganhando novas e variadas funções e passaram a ser chamados de “smartphones”.
Foi uma revolução e das grandes! De repente, aquele aparelho que só servia para telefonar, virou um computador de bolso! E é aqui que a engenharia revela para que serve: Os smartphones são o resultado da atuação de uma verdadeira orquestra de génios da engenharia, de diferentes áreas, todos a trabalhar juntos para fazer um aparelho que faz… tudo!
Então, o que é que faz o teu smartphone ser um super-herói e não um simples “tijolo”?
Primeiro, o cérebro. Dentro do teu smartphone há um processador minúsculo que é como um ginasta olímpico a fazer mil exercícios ao mesmo tempo, super-rápido. Isso é obra de engenheiros de eletrónica e de materiais que desenham circuitos quase invisíveis em chips de silício. É tão complexo que parece magia, mas é pura engenharia! E o ecrã? Aquele vidro resistente que obedece ao teu toque como se fosse capaz de ler a tua mente? Isso é o resultado de engenheiros de materiais que desenvolveram vidros que não partem com a primeira queda e que reconhecem o teu dedo. Já imaginaste o stress de um ecrã que não funciona?
Agora, a parte mais “fora da caixa”: como é que o teu telemóvel “fala” com o mundo sem fios? Aqui, a engenharia de telecomunicações tem uma palavra a dizer! São eles os responsáveis pelo teu telemóvel mandar e receber sinais de rede, seja para realizar aquela chamada com a avó, receber o vídeo do teu youtuber preferido ou jogar o teu jogo preferido online. São ondas invisíveis que voam pelo ar e te ligam a tudo!
E quem é que faz com que o telemóvel seja tão fino, tão resistente e que todas as peças caibam lá dentro? Os engenheiros mecânicos! São eles que pensam em cada milímetro, cada encaixe e em cada parafuso, para que o teu smartphone seja tão resistente quanto elegante. Ah! Eles também pensam em como o telemóvel não vai pegar fogo no teu bolso, fazendo com que ele dissipe o calor na hora certa! Por fim, e talvez o mais fascinante para vocês: todo o software. O sistema operativo que usam (normalmente, Android ou iOS), as apps que vos viciam, os jogos que vos tiram o sono… tudo isso é criado por engenheiros de software. Eles são os “feiticeiros” que escrevem códigos e mais códigos para que tudo funcione na perfeição, sem bugs, sem crashar, e para que seja imensamente divertido e fácil de usar.
Pensa bem: o teu smartphone já faz de câmara fotográfica profissional, de consola de jogos, de mapa, de banco, de bilhete de cinema, de bloco de notas… a lista não tem fim! A função “telefonar” é quase um detalhe, não é? Isso acontece porque os engenheiros não se contentaram em só melhorar o que já existia. Eles foram além, e uniram todas estas áreas para criar um aparelho que imita um computador e te dá superpoderes no dia a dia. Eles pensam em TUDO! Então, da próxima vez que pegares no teu telemóvel, em vez de só veres um ecrã, pensa na loucura da engenharia que está ali dentro, a trabalhar sem parar para te manter ligado, informado e divertido. É como teres um super-herói no bolso, construído por mentes brilhantes.
E agora, a pergunta que não quer calar: Se o teu smartphone fosse um super-herói, qual seria o superpoder mais “fora da caixa” que a engenharia lhe deu?
Share this content:
Publicar comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.